APRESENTADA TERCEIRA EDIÇÃO DO AVEIRO BODYBOARD INVITATIONAL (7 DEZEMBRO/22 DE FEVEREIRO)
São Jacinto recebe elite do bodyboard nacional e Mundial.
São Jacinto recebe pelo terceiro ano o Aveiro Bodyboard Invitational, evento especial para convidados que reúne alguns dos melhores bodyboarders nacionais e internacionais, com destaque natural para o regresso do campeão mundial IBC, Armide Soliveres, espanhol das Canárias que este ano juntou o título mundial a um currículo onde já constam vários títulos europeus e espanhóis. Uma prova que se distingue por um formato diferente (ver abaixo) e um período de espera que vai de 7 de Dezembro a 22 de Fevereiro.
Pelos portugueses, referência especial para Filipa Broeiro, campeã feminina em título deste evento e que esteve hoje no Centro de Congressos de Aveiro para a conferência de imprensa de apresentação.
No total, 24 bodyboarders masculinos e oito femininos, onde figuram os campeões nacionais Ricardo Rosmaninho e Luana Dourado, além dos campeões nacionais sub-18 masculino e feminino, além de um convidado escolhido pelo público.
“O Aveiro Invitational é, para mim, o campeonato mais esperado do ano. Em primeiro porque Aveiro é a terra da minha avó e é muito especial também por isso, mas também pelo sistema de pontuação do campeonato que obriga os atletas a apresentar um bodyboard mais progressivo e de elevado nível técnico. Isto eleva o patamar do espetáculo, sobretudo nas mulheres”, assumiu Filipa Broeiro, acrescentando: “Sinto que este campeonato é mais leve, mas também competitivo. Quero divertir-me e..ganhar.”
A encabeçar esta conferência de imprensa esteve o Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro que elogiou a entidade parceira nesta organização, a BBoard TV e louvou as virtudes do evento:
“É com muito gosto que temos a terceira edição deste evento que se integra na estratégia da autarquia de potenciar e promover o Centro de Alto Rendimento da praia de Aveiro que é São Jacinto, com uma onda muito própria. Estamos empenhados em promover o CAR, mas também os atletas que têm feito um trabalho fantástico na comunicação deste evento. Uma palavra também para o Nuno Lopes, responsável pela BBoard TV, responsável pela promoção do Bodyboard e do Surfing e que temos articulado junto dos nossos jovens que temos levado a ter experiências nestes desportos. Deixo um convite a todos os cidadãos de Aveiro e arredores para que possam vir à praia no fim-de-semana do evento e apoiem os nossos atletas.”
Finalmente, Nuno Lopes, responsável pela BBoard TV, apontou os objetivos para este Aveiro Bodyboard Invitational:
“Tem sido muito fácil trabalhar com a Câmara de Aveiro e que tem estado desde o primeiro momento no apoio e defesa do desporto e dos atletas e com o recurso ao CAR de Aveiro que tem sido fundamental. Vamos à procura das melhores condições e para isso, esta ferramenta única na competição nacional que é a possibilidade de ter um período de espera que nos permita encontrar o dia ideal para promover o espetáculo e dar aos atletas uma plataforma para apresentarem as suas capacidades. O ADN da prova é apresentar o bodyboard mais progressivo. Teremos atletas de Espanha, França, Brasil, e, novamente, um atleta que esteve cá o ano passado, foi quarto classificado e que, curiosamente, se sagrou campeão mundial há uns meses, o Armide Soliveres. Por isso, o objetivo é fazer cada vez mais e melhor para promover o Bodyboard e as ondas de São Jacinto.”
O evento: Formato
Formato MASCULINO (17 heats)
Ronda 1 – Seis heats de 4 atletas
Ronda 2 – Seis heats de 4 atletas
Após a realização destas 2 rondas, somam-se as 3 melhores ondas de cada atleta.
Ronda 3 – Dois heats de 4 atletas (os oito melhores classificados através das Rondas 1 e 2)
Após realização da ronda 3, são apurados os dois melhores de cada heat pela melhor onda.
½ Finais – Dois heats de 2 atletas
Após realização das 1/2 finais, são apurados os finalistas pela melhor onda.
Final – heat de 2 atletas (a melhor onda determina o vencedor)
Formato FEMININO (7 heats)
Ronda 1 – Dois heats de 4 atletas
Ronda 2 – Dois heats de 4 atletas
Após a realização destas 2 rondas, somam-se as 3 melhores ondas de cada atleta
½ Finais – Dois heats de 2 atletas
Após realização das 1/2 finais, são apuradas as finalistas pela melhor onda.
Final – heat de 2 atletas (a melhor onda determina a vencedora)