Pierre Louis Costes

Pierre Louis Costes e Filipa Broeiro triunfam no Cabedelo

Pierre Louis Costes e Filipa Broeiro foram os grandes vencedores da segunda etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2021, no Cabedelo da Figueira da Foz. Uma segunda etapa que acaba por ser a inaugural face ao cancelamento daquela que teria sido a primeira etapa, em São Jacinto, o mês passado.

Pierre, bodyboarder francês radicado em Portugal há mais de 10 anos e figura familiar das praias nacionais, a competir pela Associação de Surf da Caparica, já tinha avisado que estava na Figueira para fazer estragos, tendo apresentado o score mais alto do primeiro dia de competição (16 pontos em 20 possíveis), mas esperou pela final para abrir o livro com os seus famosos “backflips” e vencer uma bateria que deixou no quarto lugar o 10 vezes campeão Nacional Manuel Centeno, em terceiro, o vice-campeão nacional do ano passado, Ricardo Rosmaninho, e Miguel Ferreira, antigo campeão europeu júnior e um dos grandes destaques da prova, em segunda posição.

Pelo caminho, nas meias-finais, ficou o atual campeão nacional, Daniel Fonseca, que não resistiu a uma bateria em que saíram por cima Miguel Ferreira e Ricardo Rosmaninho.

Curiosamente, na competição feminina, Joana Schenker, campeã nacional em título, partilhou a mesma sorte do seu homólogo masculino, caindo nas meias frente às irmãs Padrela, Teresa e Madalena. Uma eliminação prematura da heptacampeã nacional para a qual contribuiu fortemente uma lesão lombar para a qual Joana estava a ser medicada há vários dias e que chegou a colocar em causa a sua participação nesta etapa, mas que não retira mérito à excelente exibição das jovens Padrela, duas atletas emergentes no panorama internacional do bodyboard.

Para que se perceba a raridade do sucedido, em sete anos, esta é apenas a segunda vez que Schenker não se qualifica para uma final do circuito nacional.

Mas o dia foi mesmo de Filipa Broeiro. A atleta de 20 anos do Ericeira Surf Clube está a atravessar o melhor momento de forma da ainda curta carreira. Depois de chegar a uma histórica final do Sintra Portugal Pro da semana passada, Filipa surfou de forma dominadora até à vitória na Figueira, batendo na final Teresa e Madalena Padrela (segunda e terceira classificadas, respetivamente) e a vice-campeã nacional Teresa Almeida.

No final do dia, Pierre Louis Costes resumiu assim a sua participação nesta prova:

“Tentei guardar o melhor para o fim, mas foi muito difícil. Das quatro baterias que disputei hoje só ganhei a final. Mas o quarto de final em que apanhei pela frente o Manuel Centeno e o Pedrim [Pedro Correia] em que só consegui o ‘score’ no fim, foi decisivo porque me deu a confiança que precisava para ganhar.”

Filipa Broeiro, por seu turno, falou ainda tomada pela emoção daquela que foi a sua primeira vitória no circuito nacional:

“Sinto-me completa. Dei o meu melhor e no início da bateria nem me correu bem. A Teresa Padrela fez um grande ‘rollo’ à minha frente, e que até elogiei, mas depois surgiram as ondas certas e…aconteceu.”

E agora, com a eliminação de Joana Schenker nas meias-finais e este triunfo, a questão que se coloca é se Filipa já pensa no título nacional…

“Não é uma questão de ter ou não a Joana pela frente, é pensar em todas as atletas, pois o bodyboard feminino em Portugal está em grande. Mas é uma questão de me focar, tentar não me pressionar. Tomei essa decisão o ano passado e deu bons resultados, por isso, é para manter.”

Paralelamente à competição de hoje, uma referência a uma “expression session” especial levada a cabo na noite anterior, a tirar proveito da recém-inaugurada iluminação pública do molhe sul da praia do Cabedelo e que abre a possibilidade de ter surf noturno de forma regular na Figueira. Uma sessão histórica, transmitida em direto pelo webcast da Bboard TV. 

O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2021 segue agora para os Açores, nomeadamente, para a onda de Santa Catarina, na ilha Terceira, onde se realizará a terceira etapa, dias 2 e 3 de Outubro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.